Na execução desta unidade com a referida turma, realizamos a atividade proposta no livro TP6, seção 3 que era a leitura de um trecho do livro “O diário da rua”, de Esmeralda Ortiz, “Perdida no tempo” e em seguida a resolução dos exercícios referente ao texto, com a socialização e reflexão acerca dos mesmos.
Dando continuidade ao trabalho dividi a turma em duplas e entreguei-lhes uma cópia do texto “Pivete” e o texto “O Meu Guri”, após a leitura destes, foram feitas as reflexões e anotações dos tópicos em comum entre os textos.
Também foi trazido para sala de aula os textos em forma de canção, já neste momento os alunos observaram alguns aspectos da melodia da música e relacionaram com a letra.
Por fim, elaboraram um texto, fazendo um paralelo dos textos estudados e socializaram suas composições em sala.
terça-feira, 13 de outubro de 2009
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
Relatório da atividade – UNIDADE 19 - realizada com a turma 8ª série 2 do Ensino Fundamental ( 25 alunos), período vespertino.
Coesão textual
Começamos o trabalho fazendo uma retomada no conteúdo da unidade 18 - coerência textual, e só então foi colocado o tema a ser trabalhado na unidade 19. Fizemos o estudo da mesma, explicando cada tópico das três seções referentes a esta; sendo que: na seção 1 - Marcas de coesão, seção 2 - Os elos coesivos e seção 3 - A progressão textual.
Os alunos desenvolveram as atividades 16 e 17 referentes a seção 3 desta unidade.
Elaboraram um mapa e um texto informativo de lugares escolhidos por eles com ponto de saída e chegada.
Para finalizar o estudo, foi executada a atividade avançando na prática, referente a seção 3 da unidade estudada.
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Relatório da atividade – UNIDADE 18 – realizada com a turma 8ª série 2 do Ensino Fundamental ( 25 alunos), período vespertino.
Estilo, coerência e coesão
A atividade iniciou-se com a explanação do tema a ser trabalhado: Estilo, Coerência e Coesão - Coerência textual.Foi sugerido aos alunos que buscassem o significado da palavra coerência e o que eles entenderam para fazer a socialização. Logo após, foram citados exemplos do que seria uma incoerência textual. A partir do conhecimento adquirido, foi feita a leitura e a resolução dos exercícios dos diálogos da atividade 2 e 3 propostas no livro TP5 unidade 18 seção 1, onde observaram que não havia coerência textual.
Em seguida, foi aplicada a atividade avançando na prática desta seção.
Outro trabalho que os alunos também realizaram foi a montagem de um texto.
Com o estudo feito despertou nos alunos a consciência de que serão mais atenciosos com suas produções textuais, ou seja, se preocuparão com a questão da coerência textual, pois, esta é necessária para a compreensão do todo.
Assinar:
Postagens (Atom)