Atividade (unidade 13) realizada com a turma 8ª série 2 do Ensino Fundamental ( 25 alunos), período vespertino.
Ambiente observado: Borracharias
Ambiente observado: SupermercadosTema: Leitura , escrita e cultura.
Refletir sobre o uso e funções da escrita no contexto em que vivemos.
Conceito e comentários sobre letramento: "Podemos definir hoje o letramento como um conjunto de práticas sociais que usam a escrita, enquanto sistema simbólico e enquanto tecnologia, em contextos específicos, para objetivos específicos".
Os alunos responderam as questões e analisaram os textos verbais e não verbais propostos no livro TP4 Gestar II, sobre o uso da escrita no nosso cotidiano.
Observaram o ambiente em sala de aula, o lugar onde moram e relataram aos colegas.
Designaram alguns outros Ambientes a serem observados como: Posto de Saúde, Postos de combustível, Prefeitura, Escola Municipal, APAE, Lojas, Supermercados e Agropecuárias.
Dividiram –se em grupos e cada um observou o local determinado para coletar as informações sobre o uso da escrita nestes ambientes.
Após a observação e anotação do ambiente letrado, cada grupo trouxe para a sala de aula as informações e relataram para os demais.
Com o auxilio da professora de Artes confeccionaram cartazes dos locais visitados e suas escritas. Cada grupo tirou fotografias com seus respectivos trabalhos, sendo que, os mesmos serão expostos na escola.
Refletir sobre o uso e funções da escrita no contexto em que vivemos.
Conceito e comentários sobre letramento: "Podemos definir hoje o letramento como um conjunto de práticas sociais que usam a escrita, enquanto sistema simbólico e enquanto tecnologia, em contextos específicos, para objetivos específicos".
Os alunos responderam as questões e analisaram os textos verbais e não verbais propostos no livro TP4 Gestar II, sobre o uso da escrita no nosso cotidiano.
Observaram o ambiente em sala de aula, o lugar onde moram e relataram aos colegas.
Designaram alguns outros Ambientes a serem observados como: Posto de Saúde, Postos de combustível, Prefeitura, Escola Municipal, APAE, Lojas, Supermercados e Agropecuárias.
Dividiram –se em grupos e cada um observou o local determinado para coletar as informações sobre o uso da escrita nestes ambientes.
Após a observação e anotação do ambiente letrado, cada grupo trouxe para a sala de aula as informações e relataram para os demais.
Com o auxilio da professora de Artes confeccionaram cartazes dos locais visitados e suas escritas. Cada grupo tirou fotografias com seus respectivos trabalhos, sendo que, os mesmos serão expostos na escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário